Revista Bem Cuidar
A Revista Bem Cuidar busca soluções para os desafios do nosso dia a dia, traz posicionamentos políticos, mobiliza a sociedade e aponta caminhos para o cuidado como um direito fundamental.
Leia a última ediçãoA Revista Bem Cuidar busca soluções para os desafios do nosso dia a dia, traz posicionamentos políticos, mobiliza a sociedade e aponta caminhos para o cuidado como um direito fundamental.
Leia a última ediçãoEsta edição traz uma reflexão sobre possíveis “soluções de combate à violência contra crianças e adolescentes”, pois é preocupante o cenário divulgado nos últimos anos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, indicando, entre outros fatos, que milhões de crianças e adolescentes têm sido vítimas de bullying, maus tratos e de muitas outras formas de violência no mundo.
Leia gratuitamenteO tema foi cuidadosamente escolhido para preencher as páginas desta edição porque a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e jovens é um direito garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.
Leia gratuitamentePara a 8ª edição analisamos porque o mundo vive hoje uma grave crise humanitária, com milhões de crianças, adolescentes e famílias de refugiados e deslocados internos, em decorrência de conflitos, violências e perseguições.
Leia gratuitamenteNesta edição escolhemos como tema uma reflexão sobre “quem são as crianças acolhidas e adotadas no Brasil”, porque a convivência familiar e comunitária é um direito fundamental de crianças e adolescentes garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Leia gratuitamenteEsta edição tem, a história da Organização começou em 1949, na Áustria, quando o jovem Hermann Gmeiner partiu com o sonho de criar um lar, um ambiente de proteção e cuidado para as crianças, adolescentes e jovens órfãos, vítimas da Segunda Guerra.
Leia gratuitamenteEsta edição tem, entre suas principais preocupações, colocar o cuidado no centro de tudo. Do planejamento das leis que regem os direitos fundamentais das crianças e adolescentes ao simples abraço de bom dia, o cuidado precisa ser encarado como um projeto existencial, civilizatório.
Leia gratuitamenteEsta edição apresenta a história das políticas públicas para a infância ao longo dos anos. Desde a perspectiva correcional e repressiva do passado até a visão de garantia de direitos e proteção integral a todas as crianças e adolescentes.
Leia gratuitamenteSejam datas de festa, como Carnaval, sejam eventos esportivos, como a Copa do Mundo, são nessas ocasiões em que se apresentam um grande aumento no número de violações aos direitos de crianças e adolescentes, tal como todo o tipo de violência, direta e indireta.
Leia gratuitamenteEsta edição traz como tema principal a paternidade. A Revista Bem Cuidar, apresenta uma reflexão que envolve desde o olhar histórico sobre a figura do homem, questionada também a partir de uma perspectiva da psicologia, além de outras áreas de análise, que desembocam no conceito contemporâneo de paternidade.
Leia gratuitamenteUm olhar contemporâneo frente aos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens e promove uma reflexão a partir de teorias, análises e dados, mas também mediante a apresentação de práticas desenvolvidas no Brasil e no mundo.
Leia gratuitamente