Sistematização

A sistematização, ao reconstruir o processo da prática, identifica seus elementos, classifica-os e reordena-os e nos faz objetivar o vivido e converter assim a própria experiência em objeto de estudo e interpretação teórica e, ao mesmo tempo, em objeto de transformação.

Escola de Pais

Conscientização

Escola de Pais

O Projeto Escola de Pais ocorreu  nas regiões mais vulneráveis do município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, buscando desenvolver um trabalho baseado na cooperação com os diversos agentes de defesa de direitos, a rede socioassistencial, empresas e governo, fazendo com que os seus participantes fossem incluídos a partir de sua conscientização para a participação direta e ativa para a busca de soluções para sua autonomia. Nele tem descrito as estratégias utilizadas para o mapeamento de necessidades, identificação, articulação e mobilização de famílias para o planejamento e realização de atividades formativas e de capacitação que propiciem o desenvolvimento integral de aglomerados familiares. Foi um projeto premiado por diversas empresas e instituições.

Leia gratuitamente
Boas práticas

Experiências em comunidades

Boa Prática Aldeias Infantis SOS

A elaboração deste documento surgiu como necessidade de partilha de boa prática por intermédio de reflexões, experiências e vivências construídas, avaliadas e reconstruídas a partir do movimento de inserção das Casas Lares, da Aldeias Infantis SOS, nas comunidades. Idealizamos que seja um trabalho de inspiração para o desenvolvimento de novas estratégias que garantam a vivência familiar e comunitária e o exercício de cidadania que prepare a todos, crianças, adolescentes, jovens e famílias para a proteção e a defesa de seus direitos, conduzindo a um exercício prático para a autonomia e o afeto. Além de se tratar ainda de um documento histórico sobre a fundação e desenvolvimento da organização no Brasil.

Leia gratuitamente