Como promover a cultura da prevenção de acidentes entre as crianças

Confira 4 dicas de como abordar o assunto com a garotada

As lesões não intencionais são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. Diariamente, segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, o país registra 8 óbitos e 288 internações de crianças por causas acidentais. No entanto, a maioria desses acidentes poderia ter sido evitada com medidas de prevenção.

Pais, responsáveis e cuidadores têm um papel fundamental para a diminuição desses números. Entender quais são os acidentes mais comuns na infância e quais são as características em cada faixa etária é importante para garantir entornos seguros e protetores, assim como para assegurar que crianças e adolescentes possam crescer e se
desenvolver de forma feliz, saudável e segura.

“Faz parte das responsabilidades dos adultos cuidar e proteger as crianças, mas conforme elas crescem, cabe também aos responsáveis educar e ensinar meninos e meninas como eles podem ser protagonistas na cultura da prevenção de acidentes, como parte, inclusive, da construção de sua autonomia”, orienta Erika Tonelli, coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar (IBC), unidade meio da Aldeias Infantis SOS para a gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.

Erika reforça que esse é um processo que avança gradualmente conforme as crianças demonstram ter adquirido novas habilidades para lidar com determinadas situações, sendo importante que o adulto responsável observe, supervisione e oriente as crianças nessa jornada.

Mas, como abordar a prevenção de acidentes com as crianças? Confira quatro dicas:

1) Converse com a criança de acordo com seu nível de compreensão. É importante entender em que fase do desenvolvimento a criança está e qual é o seu limite de compreensão e aprendizagem. Assim, é possível escolher a melhor linguagem e método para trabalhar esse assunto em cada idade. Isso porque, à medida que crescem, elas passam por diferentes fases, desenvolvendo e aprendendo novos conceitos. Até as crianças compreenderem melhor o que é certo e errado e o conceito de causa e consequência, por volta dos cinco anos de idade, tenha paciência
e repita as explicações sobre segurança quantas vezes forem necessárias.

2) Utilize vídeos, histórias e ilustrações para tratar do assunto. Além do diálogo constante com a criança sobre prevenção de acidentes e cuidado com sua saúde e seu corpo, você pode utilizar materiais de apoio, como vídeos, livros e ilustrações, para tornar essas conversas mais interessantes aos pequenos.

3) Realize atividades lúdicas e recreativas para ensinar sobre cuidados e prevenção. As crianças aprendem brincando. Por meio das brincadeiras e atividades lúdicas elas conhecem seus corpos e emoções e aprendem a cuidar de si e dos outros. Por exemplo, para ensinar as regras do trânsito e mobilidade segura, pode-se utilizar carrinhos de brinquedos para encenar algumas situações rotineiras de trânsito, como travessia na faixa de pedestre.

4) Faça o curso on-line Prevenção de Acidentes no Dia a Dia. Nele, além de aprender mais sobre como evitar acidentes com crianças, é possível ter acesso a histórias e exemplos de atividades para abordar o assunto com a garotada

2 thoughts on “Como promover a cultura da prevenção de acidentes entre as crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *