IBC lança quizz para avaliar a proteção das crianças em diferentes espaços

Checklist on-line ajudará pais, responsáveis e cuidadores a medir o nível de segurança da escola, ambientes comunitários e doméstico.

Para ajudar pais, responsáveis e cuidadores a avaliarem a proteção dos espaços de convivência de crianças e adolescentes, o Instituto Bem Cuidar acaba de lançar três checklists on-line que permitirão de modo prático e rápido a medir a segurança de espaços comunitários, como praça e parques, da escola e de ambientes domésticos.

“Os acidentes com crianças e adolescentes não são uma fatalidade e poderiam ser evitados em 90% dos casos com medidas simples de prevenção. A informação tem um papel relevante para a promoção do cuidado de qualidade e, pensando nisso, criamos o quizz para que de um modo prático e rápido, pais e responsáveis identifiquem o que precisa ser feito para tornar os entornos mais seguros e protetores”, afirma Erika Tonelli, coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar (IBC), unidade meio da Aldeias Infantis SOS para a gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.

Erika explica que cada checklist traz uma série de perguntas para cada tipo de espaço que deverão ser respondidas com “sim” ou “não” e finalizando o preenchimento, uma avaliação do nível de segurança do ambiente é apresentada, assim como a indicação de outros materiais educativos sobre o tema.

Confira os três checklists disponíveis:

Checklist Entornos Seguros e Protetores – Espaços Comunitários: são nove áreas para avaliação, como escola, parques infantis, piscinas e berçários. Acesse aqui!

Checklist Casa Segura: é possível fazer uma avaliação geral e medir o nível de segurança de seis cômodo da casa. Acesse aqui!

Checklist Escola Segura: são seis áreas para avaliação, como sala de aula e trajeto para a escola. Acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *